quinta-feira, 23 de outubro de 2008

RITUAL DE CASAMENTO

PARTE ADMINISTRATIVA

O templo deve ser preparado com flores, toalhas limpas no Congá, uma mesa
branca coberta toalha branca que servirá de suporte para o livro de atas,
para as alianças e para os instrumentos sagrados.

· Toalhas dos Sacerdotes; s8_84f7b2d2c2fc4d4

· Sineta;

· Água Mineral;

· Ramo de Louro (representa a fartura e riqueza);

· Pemba;

· Dois Cálices de água, adoçada com mel puro, para serem brindados pelos noivos, diante do Congá, após a declaração do zelador de que estão casados.

PARTE RITUALÍSTICAS

1. Antes da entrada dos noivo, o zelador fará a abertura do templo da
forma como normalmente é feita nos outros rituais.

PONTO: HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA, DIA DE NOSSA MÃE........

2. Os noivos entrarão de baixo de uma toalha (ALÁ) cada um com uma vela acesa nas mãos.

Esta toalha será levada pelos padrinhos sustentadas pelas pontas e pelo meio das laterais. Os padrinhos da noiva e as madrinhas do noivo.

Deverão estar todos de branco (e com suas Guias, no caso de serem filhos do terreiro).

3. Quando chegarem ao centro do terreiro, a toalha será recolhida e a partir daí, os noivos vão até à mesa sozinhos.

4. Os padrinhos tomarão seus lugares em ambos os lados dos noivos  

CERIMÔNIA

O ZELADOR INICIARÁ A CERIMÔNIA ANUNCIANDO AO PÚBLICO PRESENTE QUE O ___________ (NOME DO NOIVO), FILHO DE _________________(NOME DO PAI) E DE _________________(NOME DA MÃE) E ___________________(NOME DA NOIVA), FILHA DE _______________(NOME DO PAI) E DE _________________(NOME DA MÃE), DECIDIRAM POR SUA LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE SE UNIREM EM MATRIMÔNIO, NA CASA BRANCA DE OXALÁ, PERANTE SUAS ENTIDADES, E ORIXÁS (QUANDO UM OU OUTRO JÁ TIVEREM A OBRIGAÇÃO DOS DOIS ORIXÁS), O QUE SERÁ FEITO A PARTIR DESTE MOMENTO CASO AMBOS CONTINUEM CERTOS DE SUA DECISÃO. (UM BREVE OLHAR DO SACERDOTE, PERGUNTANDO SE CONTINUA A CERIMÔNIA).

PONTO: LOUVAÇÃO AOS ORIXÁS

AS VELAS BRANCAS ACESAS, NAS MÃOS DOS NOIVOS, SIMBOLIZAM AS ASPIRAÇÕES QUE OS LEVARAM AO CASAMENTO, OU SEJA, QUE SÃO CLARAS, PURAS E LIVRES DE INTERESSE, SUSTENTADOS PELA LUZ DO AMOR.

DESTA FORMA, COMO AS VELAS IRRADIAM LUZ CLARA E FORTE, ASSIM TAMBÉM AS ALMAS DE VOCÊS, ________________(NOME DO NOIVO) E _______________(NOME DA NOIVA) DEVEM ESTAR CLARAS, PURAS PARA ESTE ATO. ASSIM TAMBÉM, COMO ARDEM AS CHAMAS DAS VELAS, DEVE ARDER A CHAMA DO AMOR DE VOCÊS, DURANTE TODA A VIDA DE CASADOS, E TAMBÉM O AMOR PELA RELIGIÃO EM QUE ABRAÇAM E CONFIAM.

A COROA DE FLORES, ESTA QUE VOCÊ TRAZ NA CABEÇA, É UM SÍMBOLO DE PODER, DE COROAÇÃO E QUE VOCÊ E VOCÊS DE AGORA EM DIANTE SE TORNARÃO FUNDADORES DE UMA FAMÍLIA E DONOS DE UM LAR, OS REIS, POR ASSIM DIZER, DE UMA GERAÇÃO FUTURA E QUE RECEBEM A INCUMBÊNCIA DE UTILIZAR ESTE PODER PARA A FELICIDADE DOS QUE
VIEREM SE JUNTARA ESTA FAMÍLIA. SEJA ESPIRITUAL OU CARNAL.

Neste momento, o zelador fará uma pequena prédica agradecendo às Almas presentes, em especial aos Pretos Velhos, Caboclos, Crianças e Exús, pela ajuda que estão dando à Casa Branca e que darão durante a Cerimônia de Casamento a se realizar neste momento. Falará a seguir sobre o casamento, o reconhecimento civil dele, quando feito na Umbanda, a visão que a nossa religião tem desse compromisso e, finalmente, o casamento perante as responsabilidades do mundo e do astral.

A seguir, o zelador perguntará ao noivo se continua decidido a se unir com a noiva (cita o nome de ambos em voz alta); depois da resposta afirmativa do noivo, repete da mesma forma a pergunta à noiva. Tendo ambos respondido afirmativamente serão ambos cruzados com Pemba branca.

A seguir o zelador dirá e será acompanhado pelos noivos:

COMPROMISSO DOS NOIVOS FRENTE À UMBANDA

EU, ______________________(NOME DO NOIVO), ME COMPROMETO A PERMANECER JUNTO A ______________________(NOME DA NOIVA), E _______________________(NOME DA NOIVA) ME COMPROMETO A PERMANECER JUNTO DE _________________________(NOME
DO NOIVO), EM TODOS OS MOMENTOS DE ALEGRIA E TRISTEZA, SAÚDE E DOENÇA, POIS NOSSA UNIÃO SERÁ COMO DIAS COLUNAS A SUSTENTAREM O TEMPLO DE NOSSO CORAÇÕES E DE NOSSA FAMÍLIA, FAZENDO PREVALECER ENTRE NÓS O AMOR E O RESPEITO, DANDO-NOS CONFIANÇA MÚTUA E O COMPROMISSO DE AMPARAR-NOS UM AO OUTRO EM SUA PRÓPRIA ESTRADA, JÁ QUE, EMBORA ESTEJAMOS JUNTOS EM TODOS OS INSTANTES DE NOSSA VIDA, SEREMOS RESPONSÁVEIS, CADA UM DE NÓS, PELO SEU PRÓPRIO CAMINHO DE EVOLUÇÃO.

OS PROBLEMAS DA VIDA TERRENA, TEMOS CERTEZA, NÃO DESAPARECERÃO, MAS SE TORNARÃO MAIS FÁCILMENTE SUPERÁVEIS COM A FORÇA DA NOSSA UNIÃO. COM ELA VENCEREMOS TODOS OS OBSTÁCULOS QUE SE NOS PUSEREM E SEREMOS O EXEMPLO VIVO PARA NOSSA COMUNIDADE, NOSSOS IRMÃOS E NOSSOS FILHOS CARNAIS OU ESPIRITUAIS, DAQUILO QUE DESEJAMOS QUE SEJAM NESTE MUNDO: CAMINHANTES DO CRISTIANISMO, DO AMOR AO PRÓXIMO E DA PERSISTÊNCIA NO RUMO DA EVOLUÇÃO.

AOS PADRINHOS

EM VÁRIAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS ERA PRAXE, EM DIA DE FESTAS, CUIDAR-SE MAIS DA SEGURNÇA DA ALDEIA. ISSO PORQUE OS INIMIGOS SABENDO DOS COSTUMES E DAS FESTAS, COSTUMAVAM ATACAR, QUANDO A ALDEIA EM FESTA ERA APANHADA DESPREVENIDA. NOS CASAMENTOS, EM ESPECIAL NA ÍNDIA, DOIS COSTUMES SE FIRMARAM E PASSARAM À POSTERIDADE DE INÚMERAS OUTRAS CIVILIZAÇÕES, INCLUSIVE AS OCIDENTAIS. O PRIMEIRO DELES ERA O DA NOIVA FICAR SEMPRE AO LADO ESQUERDO DO NOOIVO, DEIXANDO SUA MÃO DIREITA LIVRE PARA EMPUNHAR E ESPADA EM CASO DE
NECESSIDADE; O SEGUNDO ERA DE ESCOLHER HOMENS FORTES E AMIGOS QUE PUDESSEM AJUDAR O NOIVO NA DEFESA DE SEU CASAMENTO E POSTERIOMENTE DE SEU LAR. ESSA É A ORIGEM DOS PADRINHOS EM NOSSO MUNDO ATUAL. NÃO DEVEMOS ESPERAR QUE OS PADRINHOS TENHAM QUE EMPUNHAR A ESPADA N DEFESA DESSE CASAL QUE OS ESCOLHEU. MAS, MUITO MAIS IMPORTANTE QUE ISSO, É O APOIO QUE PODERÃO DAR A
AMBOS NA CAMINHADA QUE HOJE COMEÇARÃO A COMPARTILHAR. APOIO QUE SE REVELARÁ ATRAVÉS DO AMOR DEDICADO POR VOCÊS AOSDOIS, PELA CAPACIDADE QUE DEVERÃO TER PARA OUVI-LOS, ACONSELHÁ-LOS E ORIENTÁ-LOS.

Essa é, na Umbanda uma responsabilidade Espiritual que vocês estão assumindo
perante o Plano Astral. Peço aos Padrinhos que repitam comigo:

PERANTE A EGRÉGORA DA CASA BRANCA DE OXALÁ, PERANTE TODOS OS ESPÍRITOS AQUI PRESENTES, ENCARNADOS E DESENCARNADOS, PERANTE NOSOS AFILHADOS , PROMETEMOS SÃO FALHAR NESSE NOSSO COMPROMISSO DE AMÁ-LOS E AJUDÁ-LOS DURANTE TODA NOSSA
VIDA.

Antes da cerimônia da troca de alianças, cabe lembrar que:

OS ROMANOS A USAVAM NO DEDO MÉDIO DA MÃO DIREITA E NO ANULAR DA ESQUERDA, DONDE, SEGUNDO UMA ANTIGA CONCEPÇÃO MÉDICA EGÍPCIA, UM NERVO PARTIA DIRETAMENTE PARA O CORAÇÃO. ESSAS ALIANÇAS, REPRESENTAM, ATRAVÉS DO CÍRCULO QUE CONFORMAM, A ETERNIDADE, A PERMANÊNCIA, AQUILO QUE NÃO TEM FIM. POR OUTRO LADO, O FATO DE A ALIANÇA DA NOIVA, NA MAIORIA DAS VEZES, SE ENCAIXAR PERFEITAMENTE DENTRO DA ALIANÇA DO NOIVO, TEM DOIS SIGNIFICADOS: O PRIMEIRO
É O DA RESPONSABILIDADE DE PROTEÇÃO QUE O NOIVO ASSUME COM RELAÇÃO A NOIVA.
E O SEGUNDO, É A DA UNIÃO DE DUAS PERSONALIDADES QUE NÃO PEERDERÃO SUA INDIVIDUALIDADE MAS QUE BUSCARÃO A CADA DIA TORNAR-SE MAIS E MAIS UNIDOS NA BUSCA DE OBJETIVOS COMUNS E NA OCUPAÇÃO DE UM SÓ ESPAÇO, POR AMBOS, NO PLANO ESPIRITUAL, NO CAMPO MATERIAL E NO FÍSICO.

PONTO: VIRGEM DO ROSÁRIO

A SEGUIR O ZELADOR PRONUNCIA AS SEGUINTES PALAVRAS:

EU, SOLANO D E OXALÁ, ORDENADO SACERDOTE NO TEMPLO CASA BRANCA DE OMOLU, DIRIGIDO POR MÃO MARIAZINHA DE OMOLU, POR SUA VEZ ORDENADA NO TEMPLO ROÇA ESTRELA GUIA DE OMOLU DAS ALMAS, DIRIGIDO POR SEU PAI OMOLUBÁ, POR SUA VEZ DESCENDENTE DA ROÇA ESTRELA GUIA DE SUA MÃE DOCA, E PELO PODER QUE ME FOI CONFIADO PELA EGRÁGORA DA CASA, PELO MEUS ORIXÁS, PELAS MINHAS ENTIDADES, E
POR TODAS AS ENTIDADES QUE AQUI PRATICAM A CARIDADE BEM COMO DE TODOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS AQUI PRESENTES, ABENÇOO ESTEE CASAL E OS DECLARO MARIDO E MULHER, PERANTE O MUNDO ESPIRITUAL E MATERIAL.

PEÇO QUE ELEVEM SEUS PENSAMENTOS AO NOSSO PAI MAIOR,PEDINDO QUE DERRAME SUAS BÊNÇÃOS SOBRE ESTES FILHOS.

(Neste momentos todos levantam os braços)

Glória a Deus

OS NOIVOS TOMAM EM SUAS MÃOS O CÁLICE _____________________(NOME DO NOIVO) E ___________________(NOME DA NOIVA), AO BEBEREM ESTA ÁGUA COM MEL, CONSCIENTES DO SINAL DE QUE, DORAVANTE, EM TODA A SUA VIDA CONJUGAL, DEVERÃO TER TUDO DE COMUM ACORDO, OS MESMOS DESEJOS E INTENÇÕES, DE QUE DEVERÃO DIVIDIR TUDO POR QUE PASSAREM, AS ALEGRIAS E AS TRISTEZAS, TRABALHO E REPOUSO, OS GRANDES FEITOS E O RECOLHIMENTO POR ESTES FEITOS. E QUE AS ALEGRIAS SEJAM MUITAS E AS TRISTEZAS SEJAM ALICERCE DE CRESCIMENTO PARA OS DOIS.

PONTO: HOJE TEM ALEGRIA, HOJE TEM ALEGRIA,.......

(Neste momento, os noivos tomam o cálice de água)

Os Zeladores neste momento, cumprimentam os noivos, sendo seguido pelos padrinhos que os abraçarão. A seguir os zeladores e os filhos e os noivos encerrarão o ritual com o fechamento tradicional. Após o encerramento da Gira, os noivos sairão do Templo, sobre uma chuva de pétalas de flores, jogadas por todos os presentes. Caso haja alguma comemoração, bolo, etc..., as cortinas do terreiro deverão estar fechadas e a comemoração se desenrolará fora do mesmo.

Fonte: http://wwwcasabrancadeoxala.blogspot.com/

Nenhum comentário: