sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A HISTÓRIA DE ARARIBÓIA

Meu Deus, meu Deus chegou Araribóia,
Meu Deus, meu Deus chegou Araribóia.
Caboclo das 7 luzes.
Já chegou Araribóia pra tirar filho da Cruz,
Já chegou Araribóia pra tirar filho da cruz.
Jesus, Jesus, Jesus morreu na Cruz,
Jesus, Jesus, Jesus morreu na Cruz.
Já chegou Araribóia pra tirar filho da Cruz,
Já chegou Araribóia pra tirar filho da cruz.

Araribóia existiu. 23971

Chefe indígena da tribo Temiminó, um grupo Tupi, vivia numa das ilhas da Baía de Guanabara. Ali ostemiminós eram minoria. A tribo Tamoio, com 70 mil índios, dispersa entre a Guanabara e a região onde hoje se localiza a cidade deBertioga (SP), detinha folgada superioridade numérica contra os temiminós, que só contavam com 8 mil cabeças.

Os tamoios, liderados pelo chefe Cunhambebe, eram aliados antigos dos franceses, que viviam tentando invadir a Baía deGuanabara.

Em 1555, depois de subjugar os temiminós e os portugueses com a ajuda de Cunhambebe, a França passou a dominar aCapitania do Rio de Janeiro.O Reino de Portugal mandou então para o Brasil o terceiro governador-geral da colônia, Mem de Sá, com a missão de retornarao Rio.

Selando uma aliança com Araribóia, os portugueses conseguiram. O chefe indígena recebeu como gratidão a sesmaria de Niterói, onde passou a morar, converteu-se ao cristianismo e tornou-se íntimo do governo.

Adotou, inclusive o nome do português Martim Afonso de Souza, donatário do Rio de Janeiro. Morreu em 1574, brigado com Antonio Salema, sucessor de Mem de Sá. O nome indígena Araribóia significa Cobra Feroz ou Cobra das Tempestades.“Araib”, em Tupi, significa “Tempo Mau, Tempestade, Tormenta” e “Bói” significa “Cobra”. Herói de Vária Batalhas.

Em 1560, a expedição de Mem de Sá foi combater os franceses no Rio de Janeiro. Levava Maracajaguaçu e Araribóia e outrosÍndios Flecheiros do Espírito Santo.No dia 15 de março de 1560, a expedição de Mem de Sá promove um ataque à Ilha Henri e consegue vencer, destruindo oForte Coligny. Derrotados os franceses conseguiram escapar em grande número, refugiando-se no Continente.

O ataque a Ilha Henri está relatado em carta do padre Francês André Thevet na obra “La Cosmographie Universelle", editadaem Paris, França, em 1575. Lá consta referências aos atos de bravura do Índio Fundador da Serra, Maracajaguaçu e de seu filhoAraribóia. Mem de Sá volta a Salvador, na Bahia, a 3 de abril de 1560 e os franceses e Tamoios reagruparam-se e estabelecerampoderosas fortificações na Ilha da Carioca e na Ilha de Paranapuã.

Quando Araribóia volta a segunda vez para guerrear contra os franceses e Tamoios, em 1564, está com 40 anos de idade,conforme Luís Carlos Lessa no livro “Araribóia, o Cobra das Tempestades”, publicado pela Editora Francisco Alves do Rio de Janeiro,página 8.Em 1564, com Estácio de Sá, combate na tomada da Fortaleza de Uruçumirim, na hoje Praia da Glória e depois destaca-secomo herói na Batalha de Paranapecu, trecho da Ilha do Governador, que ia da Ponta do Galeão até as Flecheiras.

Fonte: Reportagem de Eduardo Bueno para a revista Época de 05/07/99

Os índios temiminó - inimigos de morte dos tupinambá - eram os senhores da ilha de Paranapuã, a atual Ilha do Governador, na Baía da Guanabara. Expulsos pelos tupinambá, os temiminó deixaram a ilha e foram se refugiar no Espírito Santo. Vingaram-se depois, aliados aos portugueses, atuando de forma decisiva para que os tupinambá, e seus comparsas franceses, fossem derrotados nas praias da Guanabara. Mais do que uma pancadaria entre lusos e gauleses, a guerra na Guanabara foi um arranca rabo dos diabos entre os tupinambá e os temiminó.

Vitorioso na guerra, Araribóia adotou o nome português de Martim Afonso, recebeu a comenda de cavaleiro da Ordem de Cristo e ganhou uma sesmaria no Morro de São Lourenço, que deu origem a cidade de Niterói. Sempre altaneiro e temperamental, o guerreiro temiminó rompeu com os portugueses quando o governador Antonio Salema chamou sua atenção por haver, numa solenidade, cruzado as pernas na presença de autoridades lusitanas.

Nenhum comentário: