terça-feira, 25 de novembro de 2008

Guia de Velas

Acender velas é uma prática usada para ativar e manter o elo de ligação entre nossos pensamentos, desejos e o mundo espiritual. Seu uso é feito desde os tempos mais remotos por diversas crenças e religiões, principalmente em processos ritualísticos, no qual as pessoas depositavam a intenção, que se associava a uma cor.

A associação entre cores, sentimentos e virtudes é algo tão antigo quanto à humanidade. Rastreando sua evolução, é possível perceber uma linha íntima entre o ser humano e o espectro colorido que o rodeia. A cromoterapia é uma ciência que busca desvendar esta linha, utilizando a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia de cada pessoa através dos chakras, de modo cuidadoso, evitando a superexposição a uma determinada cor.

Confira a seguir, as cores das velas e sua correspondência:


Vela Branca: A mais pura das velas, a vela branca é inspiração para o despertar da espiritualidade e a ascensão da consciência.

 


Vela Preta: É sempre bom lembrar que a cor preta é uma espécie de esponja que atrai para si praticamente qualquer coisa. Isso se aplica a roupas e, naturalmente, a velas. Por isso, a vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois ele saberá exatamente que tipo de forças está atraindo.


Vela Laranja: Esta vela representa o Sol e deve ser utilizada para agradecimento a Deus. Ela incentiva a criatividade, as atividades artísticas e desportivas.

 

Vela Azul-clara: Seus atributos são a espiritualidade, a harmonia, a inspiração, o sentimento devocional, a alegria e a jovialidade.

 


Vela Vermelha: A vela vermelha é uma das velas mais utilizadas em magias ciganas e é a mais ligada à beleza física e à sensualidade.

 


Vela Azul-escura: É indicada para atrair harmonia, para expandir a mente, para encontrar a paz interior.

 

 


Vela Amarela: Esta vela nos permite dar forma e movimento a nossas idéias. É a vela da comunicação. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica.

 


Vela Dourada: Esta vela favorece, simultaneamente, a busca da prosperidade e o desenvolvimento espiritual.

 

 


Vela Rosa: É a vela do amor, da harmonia, dos sonhos e dos devaneios românticos. Ajuda a abrir as portas da felicidade afetiva e é muito usada em rituais para atrair a alma gêmea.

 


Vela Lilás: Estimula a busca de conhecimentos superiores, ajuda a controlar a ansiedade, permite expandir os horizontes e aguça o sexto sentido

 

Vela Violeta: Ligada ao chakra do fogo, ajuda na purificação de nosso ser. Deve ser usada nas ocasiões em que estivermos atravessando algum conflito muito grande, seja no plano material, no setor afetivo ou no terreno da espiritualidade.


Vela Magenta: Essa cor de vela é muito difícil de ser encontrada.É indicada para casos que necessitem de uma solução rápida, e pode ser usada juntamente com qualquer outra vela, cuja cor esteja diretamente associada ao assunto pendente.

 


Vela Verde-clara: Está associada à sorte, à prosperidade, ao sucesso financeiro e profissional, à fertilidade, à saúde e ao rejuvenescimento.

 


Vela Marrom: Essa vela tem uma energia fortemente voltada para os assuntos de ordem material, ou seja: dinheiro e bens.

 


Vela Verde-escura: É boa para ser utilizada em rituais voltados para a saúde e para a conquista material.

 


Vela Prateada: Ajuda a afastar a negatividade e a restabelecer o equilíbrio mental e emocional.

 

 


Vela Roxa: É útil para quem deseja progredir em todos os níveis. Ajuda a atrair poder, sucesso profissional e financeiro, proteção espiritual.

Nenhum comentário: