terça-feira, 25 de novembro de 2008

Aromaterapia: a cura extraída das plantas

Os aromas de certas plantas também têm a capacidade de trazer equilíbrio, fortaFloreira - Giflecer o organismo, intensificando a sensação de conforto na hidromassagem. Para a aromaterapia, prática conhecida há mais de seis mil anos pelas civilizações orientais, são misturados à água do banho óleos essenciais ou sais de banho. Os óleos são fragrâncias naturais extraídas de flores, folhas, cascas, raízes e frutos, e os sais de banho, são próprios óleos essenciais incorporados ao sal marinho. O sal tem efeito em nossa camada energética, que é de limpeza e purificação.

    Cada aroma possui propriedades terapêuticas específicas que, assim como na cromoterapia, agem corporalmente e nos estados emocionais. Aliviam sintomas como o estresse, a fadiga e as dores musculares, dando mais vitalidade. Conheça algumas indicações:

Alfazema – indicada para insônia, medo do escuro, sensação de pânico, etc.;

Bergamota – ansiedade, depressão, cólica, etc.;

Canela – estimulante, anti-séptico, resfriados, etc.;

Camomila – ansiedade, TPM, medo, dor de cabeça, etc.;

Cravo – anti-séptico, anestésico, resfriados, otimismo, etc.;

Erva Cidreira – analgésico, anti-séptico, cabelo e pele oleosos, calmante, dor de cabeça, etc.;

Erva Doce – celulite, cólica, náuseas, etc.;

Gengibre – enxaqueca, memória fraca, reumatismo, etc.;

Menta – resfriado, dor de cabeça, sinusite, enjôo, soluço, etc.;

Tomilho – estresse, fadiga, insônia, etc.

Entretanto, é preciso ficar atento a alguns cuidados: os óleos essenciais não devem ser usados diretamente sobre a pele e, se houver reação alérgica, recomenda-se suspender imediatamente o uso dos produtos. Vale lembrar, ainda, que a aromaterapia não trata doenças ou sintomas, ela é um complemento e deve ser aplicada com orientação médica

Ana Luzia

Banho com Ervas nosso de cada dia

Ervas medicinais ampliam benefícios e garantem mais prazer ao hábito diário de higiene.
 
Quem disse que o banho serve apenas para a limpeza do organismo?

A adoção de medidas simples, como o uso de ervas medicinais e óleos essenciais extraídos das plantas, potencializam os benefícios gerados por este hábito de higiene comum no cotidiano de todas as pessoas. Apenas uma regra precisa ser seguida à risca, segundo a dermatologista Deise Aparecida dos Santos Godoy: banhos quentes e longos nem pensar.

"A temperatura da água deve ser amena, entre morna e fria, para evitar o ressecamento da pele", orienta.

O banho em chuveiro, segundo ela, deve ser rápido, entre 10 e 15 minutos, no máximo. A precaução é essencial principalmente durante o inverno, já que banhos quentes e demorados removem o manto lipídico que protege a pele e causa ressecamento.

Ao usar banheiras, é recomendado cuidado extra com a pele e usar hidratantes com abundância após o banho. Outra medida recomendável é enxugar bem o corpo, especialmente entre os dedos dos pés, para evitar aparecimento de fungos e as chamadas frieiras.

Além do hidratante, usar protetor solar, mesmo sob tempo nublado, é outro cuidado essencial para garantir a saúde da pele.

O banho com ervas, que podem ser encontradas em farmácias, lojas de produtos naturais, na feira ou mesmo no quintal de casa, garante mais do que a higiene.

O recomendável é fazer uma infusão e misturar à água utilizada no banho. Há quem prefira usar a erva sem fervê-las, em banhos de imersão e com gotas de óleo essencial. E não ter banheira em casa não é obstáculo para um banho medicinal.

Uma estratégia criativa é colocar a erva em um pequeno saquinho de pano e amarrá-los ao chuveiro ou ducha.
Agora, é aproveitar!

Dicas;
Conheça algumas das ervas usadas em banhos e seus efeitos:

Hortelã: tonifica os músculos, é revigorante, amacia e odoriza a pele.
Flor-de-laranjeira: garante sensação de frescor e ajuda a fechar poros excessivamente dilatados.
Sálvia: indicada para quem tem pele oleosa, combate cravos e espinhas.
Orégano: o conhecido tempero é indicado para combate de dores musculares e reumática.

 


Fonte: Grupo 7 elementos.

Nenhum comentário: