terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Reis Magos

Festa 06 de Janeiro

Festa católica que marca a data da visita dos três reis magos - Gaspar, Melchior e Baltazar - ao menino Jesus, em Belém.

Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade
(o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos.).

A festa popular, comemorada na Europa (sobretudo em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália), No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses na época colonial e tem por origem a Festa do Sol Invencível, comemorada pelos
romanos e depois adotada pelos egípcios na Antigüidade.

A festa romana acontecia em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia dia 6 de janeiro. No século III, em virtude da celebração da manifestação da luz, dia 25 de dezembro foi instituído como o do nascimento de Cristo e o dia 6 de janeiro como o dia de Reis.

( Em Sabará, Minas Gerais, foliões transvestidos nos reis Gaspar,  Melchior e Baltazar dirigem-se para os festejos das Folias de Reis.)

Nas chamadas Folias de Reis ou Reisados, os grupos de foliões, a partir do Natal até a véspera de Reis, visitam os amigos ou conhecidos, cantando modinhas e versos alusivos à data. Dançam ao som de tambores, violões, cavaquinhos e pandeiros, solicitando dinheiro ou alimentos aos donos da casa.

Algumas vezes, os foliões encenam autos de Natal com cenas de episódios bíblicos.
Os adereços e as vestimentas caracterizam as personagens encenadas, por vezes com motivos cômicos, por exemplo, os palhaços barbados que representam os soldados de Heródes, governador romano que pretendia matar Cristo, motivando a fuga da sagrada família para o Egito.

As vestes são fortemente coloridas e notam-se também figuras mascaradas segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas. Essa festa tem início dia 24 de dezembro, véspera de Natal e prossegue até o dia 2 de fevereiro, festa de Nossa Senhora das Candeias, quando é realizada uma ceia.

Um grupo festivo de pessoas, com homens representando os três magos, vão de porta em porta nas casas, cantando acompanhados de violão, cavaquinho, pandeiro, pistão e tantã, representando pequenas peças teatrais em troca de pequenas refeições e esmolas, que é utilizada na Festa de Reis, no dia 6 de janeiro.

O chefe do grupo é denominado alferes da folia de Reis e quando percorre sítios e fazendas é chamada de caixa de folia de reis e quando percorre apenas a zona urbana é denominada de banda de folia de reis ou música de folia de reis.

Geralmente o grupo anda à noite e cantam às portas das casas, acordando seus moradores para que eles os recebam, oferecendo-lhes comida, bebida e esmolas.

Bastante conhecida, é realizada no interior de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Goiás.
Em muitas casas, é costume, no Dia de Reis, escrever o nome dos três reis magos em um pedaço de papel e colocá-lo na porta de entrada para que durante o ano haja fartura, saúde e alegria.

O Dia de Reis é considerado Dia de Gratidão.

RITUAL PARA O DIA DE REIS

1 – Um banho especial

Como o dia de Reis cai no Domingo neste ano, não há problema nenhum em reservar um tempo maior para tomar um banho especial.
Além de usar todos os produtos que lhe agradem e que o façam sentir bem, como sais de banho, óleos, ervas e perfumes, procure dar uma dimensão maior ao ato de se banhar.
Caso esteja no chuveiro, imagine que está embaixo de uma cascata de luz,  que lava não só seu corpo, mas sua alma.
Na banheira, imagine que a água é feita de um material radiante, que penetra e purifica seu corpo.
Em ambos os casos, deixe que todas as coisas que o deixam infeliz escorram pelo ralo.

2 – Os dons que recebo

Depois do banho, que tal receber seus "presentes" do dia de Reis?

Eu faço isso usando o Baralho dos Anjos. Fecho os olhos, imagino que os Três Reis Magos me trazem um dom cada um e tiro três cartas.
Essas cartas irão ser os dons que me acompanharão durante todo o ano. Se você não tem esse baralho ou se prefere não usá-lo, sugiro duas outras formas de receber os seus presentes – ou você pode inventar a sua própria, é claro.

A – Baralho de palavras

Faça uma lista de qualidades que admira. Quanto mais longa, melhor. Cada uma deve ser definida em uma só palavra.
Alguns exemplos: "determinação", "coragem", "fé",  "criatividade", "intuição", "honestidade" .
Sugiro que você ande com a lista entre hoje e o Dia de Reis, para ir acrescentando palavras quando se lembrar.

Depois, recorte pedaços iguais de cartolina ou qualquer papel mais duro, no mesmo número que o de palavras que você colocou em sua lista.
Escreva uma palavra em cada pedaço de papel. Com isso, você terá o seu próprio baralho de palavras-chave.
Eu uso um baralho assim para retirar uma carta todas as semanas e trabalhar uma qualidade que desejo desenvolver.

Com o baralho pronto, faça uma meditação. Visualize os Reis Magos chegando e lhe dizendo para retirar três cartas que serão os dons que eles lhe darão neste ano. Retire três cartas do baralho. A seguir, anote que cartas retirou e que associações você faz entre cada uma das cartas e seu momento de vida atual.

Guarde essas anotações e as consulte de vez em quando durante o ano – você poderá ter bons insights.

B – A visita dos Reis

Se você tem facilidade para fazer exercícios de imaginação ativa, sugiro que você faça uma meditação em que se vê presente na manjedoura. Sentado, com as costas eretas mas sem tensão, respire profundamente até se sentir relaxado. A seguir, se veja na manjedoura, observando Nossa Senhora cuidando do Menino Jesus. Veja os Três Reis chegando e entregando os presentesdo Menino Jesus. Procure visualizar tudo em detalhes, sentir os cheiros,o ambiente, ver as cores, os objetos.

Depois de entregarem os presentes, os Reis Magos percebem a sua discreta presença em um canto. Eles se dirigem a você.

Um deles diz também trouxeram presentes para você – podem ser informações, insights, dons, deixe que sua imaginação conduza a meditação daí para a frente.

Escute atentamente o que eles lhe dizem e preste atenção no que fazem.
Ao final, agradeça e respirando lentamente volte ao estado desperto.
A seguir anote tudo – e como no caso anterior guarde as anotações.

3 – Os dons multiplicados

Tudo o que recebemos é para ser compartilhado. Assim, depois de ver que dons os Reis Magos me deram, reflito sobre como posso utilizá-los em benefício de todos em minha vida cotidiana.

Faço essa reflexão por escrito, procurando estabelecer metas e objetivos claros, pois a prática espiritual se faz de um compromisso claro com nossa evolução e mudança. Essa é minha forma de multiplicar o alimento espiritual que recebi.

Isso pode resultar em decisões bem prosaicas, mas de grande significado. Se os Reis Magos lhe dão, por exemplo, o dom da coragem, isso pode se manifestar na sua vida cotidiana como a coragem de sair e procurar um novo emprego, escapando de uma situação profissional desagradável. Isso é espiritual? Claro que é. Procurar ser feliz é a nossa primeira obrigação espiritual. E isso o tornará mais feliz e capaz de partilhar a felicidade.

Procure estabelecer mais de uma forma de multiplicação para cada um dos dons.
Mas não exagere. Evoluir é um trabalho lento, e muitas vezes nos perdemos ou imobilizamos por desejarmos ir rápido demais ou fazer muitas coisas.

É preferível evoluir um pouco a cada dia do que pretender mudar muito rápido e,
depois de alguns dias, desistir de tudo por causa do desânimo e cansaço.

4 – Agradecendo os presentes

Finalizo agradecendo os presentes que recebi dos Reis à minha maneira.
Você pode fazer isso de várias formas: dizendo uma prece, acendendo uma vela, colocando flores diante de uma imagem. Cada um encontra a sua forma de ser grato.

 

Fonte: http://www.gladiadoruniverso.hpg.ig.com.br/reis_magos.htm

Nenhum comentário: