quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Médium volta a ser tema de filme com "As Mães de Chico Xavier"

glauber-filho-esq-dirige-os-atores-vya-negromonte-e-herson-capri-durante-as-filmagens-de-as-maes-de-chico-xavier-1283541808758_560x400 Glauber Filho (esq.) dirige os atores Vya Negromonte e Herson Capri durante as filmagens de "As Mães de Chico Xavier"

Após o sucesso da cinebiografia "Chico Xavier", o médium volta a ser retratado nas telas do cinema em  "As Mães de Chico Xavier", dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes, filme previsto para estrear no final deste ano.

Nesta nova produção, entretanto, Chico Xavier não será o personagem central. A obra conta as histórias de três mães que se cruzam quando buscam conforto com o médium, após terem perdido seus filhos. "A psicografia de cartas de mães era um trabalho muito conhecido do Chico Xavier. Ele não é o protagonista da história, mas o homem de ligação das mães com esses filhos", diz o diretor Halder Gomes.

As atrizes escolhidas para protagonizarem o filme foram Vya Negromonte ("Lua Cambará - Nas Escadarias do Palácio"), cujo filho adolescente tem problemas com drogas, Vanessa Gerbelli ("Carandiru"), que busca suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho e Tainá Muller ("Cão sem Dono"), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada.

As histórias contadas são fictícias, mas o filme é inspirado no livro "Por Trás do Véu de Ísis", de Marcel Souto Maior e teve como base três cartas psicografadas por Chico para mães. "Houve uma pesquisa do Emmanuel Nogueira, escolhemos três cartas e fizemos o roteiro original", conta o diretor e roteirista Glauber Filho.

Nelson Xavier ("Sonhos Roubados"), que interpretou Chico no filme de Daniel Filho, volta a fazer o papel, mas conta que no início hesitou em aceitar o convite: "Não queria ficar fichado pelo interprete de Chico Xavier, o que me convenceu foi a garantia de que eu seria um personagem de terceiro plano e também porque trata de outra idade dele, ele está bem mais velho e é uma imagem totalmente diferente da que apareceu no filme do Daniel”.

A produção ainda conta com os atores Herson Capri ("Quanto Vale ou É por Quilo?"), que interpreta o marido de Ruth (Vyia Negromonte), Caio Blat ("As Melhores Coisas do Mundo"), que faz um jornalista que tenta entrevistar o médium e ganhar audiência com seu dom e Neuza Borges ("Polaróides Urbanas"), a governanta de Elisa (Tainá Muller).

Filmes com temática espírita

A idéia de produzir "As Mães de Chico Xavier" aconteceu depois do lançamento de "Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito", de 2008, também com direção de Glauber Filho, mas acompanhado de Joe Pimentel. O filme que conta a vida de Bezerra teve mais de 300 mil espectadores no primeiro mês de exibição. "A produtora Estação da Luz decidiu fazer um próximo filme da mesma temática e como estava próximo o centenário do Chico Xavier, eles escolheram este tema", conta Glauber Filho.

O sucesso da obra de Daniel Filho também mostra o interesse do público brasileiro nesta temática. No final de semana de estreia foram aos cinemas 590 mil pessoas. Hoje, o filme na sétima posição dos filmes mais assistidos do ano.

Os diretores do longa acreditam que o filme pode se beneficiar do sucesso de "Chico Xavier" nos cinemas e continuar levando não apenas o público espírita às salas. "O filme conta uma bela história, um drama. O filme toca um aspecto que está presente nas nossas vidas", fala Gomes.

Glauber Filho completa "queremos que ocorra uma identificação com as mães e com aqueles que perderam um ente querido. Era mais ou menos isso que o Chico fazia e nós queremos criar isso no filme, esse sentimento que ele passava para as mães, queremos passar para o público".

É possível ver tudo que aconteceu no set de filmagem de "As Mães de Chico Xavier" noblog do filme, que passou pelas cidades do Ceará: Guaramiranga, Fortaleza, Pacatuba; e Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, cidade natal do médium. O longa tem produção da Estação Luz de Cinema e orçamento de 4 milhões de reais.

 

http://cinema.uol.com.br/ultnot/2010/09/05/medium-volta-a-ser-tema-de-filme-com-as-maes-de-chico-xavier.jhtm

    sexta-feira, 3 de setembro de 2010

    SEPDA inaugura posto de esterilização gratuita em Vicente de Carvalho Entrada X

    A secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) inaugura nesta quarta-feira (01/09), às 11h, um posto cirúrgico de esterilização de cães e gatos, no Largo Vicente de Carvalho, confluência da avenida Pastor Martin Luther King com a avenida Vicente de Carvalho. A iniciativa faz parte do programa Bicho Rio, que oferece esterilização gratuita em vários bairros do município do Rio de janeiro. O centro cirúrgico, situado próximo à saída do metrô Estação Vicente de Carvalho, funcionará de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

    Segundo Luciana Gameiro, coordenadora do programa Bicho Rio, na unidade, “serão realizados 20 (vinte) procedimentos cirúrgicos por dia, número semelhante aos demais centros, sendo que em Guaratiba e em Bonsucesso realizamos 40 cirurgias por dia”. Os números são bastante positivos e, segundo Luciana, com a nova unidade de Vicente de Carvalho, o Bicho Rio

    Nosso Lar estréia hoje..

    nosso_lar_estreia_hoje_2

    Amigos, "Nosso Lar" estréia hoje!!

    Eventos quais esses são luzes do Mais Alto.

    Contamos com a presença maciça de espíritas e simpatizantes.

    Jesus nos abençoe a todos!